Grupo Bueno

Arte e Técnica em movimento

É verdade que a arte nos encontrou antes da técnica. O ecossistema de empresas que formam o Grupo Bueno nada mais é do que um resultado que alcançamos ao longo de 3 décadas escolhendo soluções criativas para resolver desafios. 

Nós já éramos uma empresa de comunicação visual, que criava faixas e banners artesanais, quando começaram a surgir as primeiras demandas por uma comunicação tridimensional, que ainda não oferecia soluções de espaço, mas que já era chamada de cenografia. 

Das faixas aos estandes, nós sempre buscávamos criar um conceito em nossas peças que chamasse a atenção das pessoas. Com técnica, este exercício criativo nos levou mais longe, e nos preparou para unir espaços complexos aos conceitos que continuamos criando, agora não mais para chamar a atenção, mas para provocar conexões através da experiência.

Quando adicionamos a Arquitetura à Bueno Cenografia, nos tornamos Bueno Arquitetura Cenográfica. Só que junto à técnica veio a crítica, e como projetistas, não podíamos mais tolerar o volume de descarte de cada projeto. Nós criamos uma nova metodologia de trabalho e de utilização dos materiais que reduziu nosso descarte, mas que ainda gerava resíduos. Mais uma vez, ao escolher o caminho criativo para lidar com um desafio, nós conhecemos o conceito do upcycling – o reaproveitamento de materiais –, que deu origem à Puf Puf em 2014. Agora, nós encerramos o ciclo dos materiais dando uma segunda vida a todos eles, transformando-os em itens de uso pessoal, mobiliário e até mesmo vestuário.    

À essa altura, já estávamos orgulhosos de ter um ecossistema que se retroalimenta, mas só fomos convencidos da importância do que estávamos fazendo para a arquitetura e para a cenografia, quando universitários começaram a aparecer na nossa porta, querendo conhecer mais sobre o nosso trabalho. Como a capacitação dos nossos profissionais sempre fez parte do nosso DNA, em 2017, nós decidimos organizar um primeiro open house oficial, onde recebemos alunos para compartilhar conhecimentos. 

Anos depois dessa iniciativa, fomos motivados a desenvolver um braço educacional em 2020, e transmitir nosso conhecimento e experiência através da Bueno Ensina.

Vamos Bater um papo?