Dados recentes da ABEOC, Associação Brasileira de Empresas de Eventos, apontam que esse mercado cresce cerca de 14% ao ano. Os gastos em torno de eventos corporativos, por exemplo, giram em torno de 210 milhões por ano. Números promissores para todos os profissionais de eventos no geral, incluindo quem trabalha com cenografia.

A cenografia como ferramenta de experiência

Segundo a arquiteta e cenógrafa, Leila Bueno, presidente da ABRAFEC (Associação Brasileira dos Fornecedores de Cenografia) e especialista em arquitetura efêmera, não é possível separar a cenografia da experiência e através dela a capacidade de proporcionar sensações e sentimentos. “ A cada projeto, precisamos impactar e transformar mais pessoas, gerando um público mais participativo e engajado, através das experimentações”, explica.

Seja um evento de pequeno, médio ou grande porte, entender sobre o evento que você irá atuar é necessariamente estar preparado para atender as necessidades desse segmento. Quanto mais informações você tiver sobre o formato do mesmo, maiores as suas chances de criar um projeto mais assertivo.

Confira os 5 principais tipos de eventos corporativos mais procurados:

  • Congressos: Geralmente se trata de um conjunto de atividades/reuniões de aspecto formal. Podendo ser promovido principalmente entre associações, políticos, grupos acadêmicos, associações, entre outros. O principal objetivo de um encontro assim é justamente passar informações atualizadas sobre determinado tema, além de novas percepções e consensos. A periodicidade pode variar de dois a cinco dias, sendo anual ou bienal.  
  • Convenção ou Conferência: Com caráter mais formal que uma reunião, é uma exposição feita por especialistas que dominam determinado assunto.  
  • Palestra: Esse tipo de encontro pode ser feito de forma isolada ou estar incluído dentro de um evento maior. Costuma ser feito por alguém que tenha muita experiência em determinada área, tratando-se de uma apresentação (de curta ou média duração) em que a plateia pode fazer perguntas no final.
  • Feira: Muito usual no universo de eventos, as feiras ou exposições, costumam ser encontros de amplo alcance e alta representatividade. Funcionam como uma espécie de vitrine temática de várias empresas que durante um período e uma localização pré-determinada, recebem visitantes interessados em conhecer os produtos expostos. Além disso, também são conhecidas como uma tentativa de alavancar determinado setor, expondo ou comercializando para o público consumidor.   
  • Fórum: Pode-se dizer que é uma reunião com grande envolvimento da plateia que costuma ser numerosa. Um moderador dita um tema de interesse geral entre todos os envolvidos e busca a opinião dos participantes.  

SOBRE A BUENO ARQUITETURA CENOGRÁFICA

Especialistas na transformação de espaços há mais de 25 anos, faz parte do trabalho dessa empresa proporcionar sensações inesquecíveis por meio da cenografia em eventos corporativos. Não importa se o seu evento é de pequeno, médio ou grande porte, eles possuem uma solução na medida que você precisa.