O Fórum de Mulheres em Destaque é o maior encontro de líderes em busca de igualdade do gênero. Na sexta edição, o evento trouxe diálogo entre homens altamente engajados na área, além de apresentar cases de grandes marcas como Nestlé, Natura, Coca-Cola, Unilever, Microsoft e Google.

Eu acho extremamente importante participar desse tipo de evento e acompanhar esses debates, pois compartilho dos mesmos propósitos: construir ambientes mais igualitários em corporações, inspirar o empoderamento das mulheres, tornando as empresas mais sustentáveis e responsáveis.

Acompanhada pela equipe de atendimento da BUENO, estivemos presentes enquanto empresa fazendo a arquitetura cenográfica do evento em parceria com a CKZ pelo segundo ano consecutivo. Só que mais do que conceito e ambientação, marcamos presença como seres e mulheres pensantes que somos.

Os assuntos foram completamente ricos em conteúdo, agregadores e inspiradores. Foram desde questões técnicas até exemplos práticos. Tudo com o objetivo maior de engajar profissionais e estimular corporações para juntos construirmos ambientes mais igualitários.

Para citar alguns exemplos, a palestra inspiracional de Alexandra Loras, Ex-consulesa da França, foi uma verdadeira explosão de exemplos e cases, despertando sentimentos avassaladores.

O debate sobre a diversidade focada no racismo com o tema “Por que todos juntos valem mais” foi colocado em questão. Relataram-se comportamentos cotidianos viscerais, reforçando a importância dos embates e confrontos sobre os temas que se supõem resolvidos, mas muitas vezes estão enraizados e banhados de preconceitos. Temas esses que, aliás, precisam ser superados na consciência coletiva.

Algumas metodologias foram apresentadas, com aplicação de dinâmicas e dicas essenciais para a aplicação no dia a dia, colocando-nos à frente de situações reais e diversas, na qual muitas vezes uma ferramenta pode nos colocar num patamar diferenciado no mundo corporativo.

A palestrante Mara Behlau, com o tema O PODER DA COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL, discorreu sobre o assunto e nos mostrou a importância da comunicação em todas as instâncias e os impactos que podem causar no mundo corporativo. Trouxe-nos um dado alarmante: 78% dos problemas numa corporação vêm da comunicação. Além das afirmações “comunicação cura qualquer crise” e “Mesmo que não se comunique, você está se comunicando o tempo todo”.

Outra palestrante que eu gostei muito foi a Marienne Coutinho que discorreu sobre a ferramenta do networking, como e quando utilizá-lo.  Metodologias organizacionais são importantes para manter canais de conexão sempre abertos com as pessoas que nos relacionamos. Se fazer interessante, procurar entender sobre assuntos em geral e estar de mente aberta. Essa é uma tendência que tem sido utilizada entre muitas empresas e profissionais.

Acredito que foram dois dias muito produtivos e aproveitáveis. Estou muito feliz de participar tanto como mulher, como empresária. Temas como networking, inclusão, diversidade, conectividade, igualdade de gêneros, empoderamento feminino, entre tantos outros, são essenciais para o nosso amadurecimento pessoal e profissional.

Este universo de troca é fabuloso. Todo aprendizado é bem-vindo e sempre muito enriquecedor. Os grupos que você se associa, definem o que você é. Representam o que você acredita. Por isso fiz questão de participar e prestigiar esse evento. Como Leila. Como BUENO. Como mulher.

* Leila Malvezzi Bueno é diretora Comercial na empresa BUENO Arquitetura Cenográfica. Possui mais de 25 anos de atuação nas áreas do Marketing de varejo,  comunicação visual e cenografia para eventos corporativos.