Os autores Andréa Nakane e Francisco Gentil lançam livro no Clube Homs, em clima intimista e aconchegante proporcionado pela BUENO

Com o objetivo de disseminar conhecimento, levantar reflexões e debater temas como a importância da etiqueta nas relações interpessoais, ocorreu na última terça-feira (11/10), o lançamento do livro Etiqueta Contemporânea: A Civilidade que gera hospitalidade. Os autores Andréa Nakane e Francisco de Canindé Gentil Vieira receberam amigos e profissionais da área, no clube Homs.

Além dos respectivos autores, a primeira doutora em Eventos no Brasil, Marisa Canton e o Mestre de Cerimônias e articulador do movimento Novo Cerimonial, Anderson Silva, formaram uma mesa de bate papo. Empatia, gentileza, respeito não são palavras de modismo, mas sim premissas básicas dentro de um ambiente corporativo. Reflexões como: “Para onde foi nossa gentileza”?, “Será que nos colocamos no lugar do outro?” e “Gentileza gera gentileza”, entreteram o público presente composto por cerca de 90 pessoas.

O conteúdo do livro tenta desmistificar, principalmente, o uso da etiqueta e sua aplicabilidade nos dias de hoje. Fugindo de clichês, mas com contextualização histórica, o tema é abordado de forma leve, ressaltando o quanto é essencial utilizar os bons modos. “Para a autora Andréa Nakane, a ideia não era criar um manual com regras, mas demonstrar o quanto é relevante aplicar essas práticas para uma convivência harmônica e produtiva”, contou Andréa.

Rose de Almeida, consultora de marketing, achou que a temática do evento foi muito assertiva, já que é muito importante utilizar alguns padrões dentro do mercado corporativo. “Parece que ainda existe um resquício de associar essa palavra com coisas como colocar talheres na mesa ou algo do gênero, mas trata-se de contribuir para que as pessoas tenham uma melhor desenvoltura nos ambientes, comentou Rose.

BUENO apoia e incentiva práticas culturais

A empresa BUENO Arquitetura Cenográfica, no mercado há mais de 20 anos, é conhecida por fazer um trabalho que vai além de decorar e ambientar espaços. Eles são especialistas em transformar o que seria efêmero em um conjunto de sensações. Além disso, a empresa costuma apoiar práticas culturais e qualquer prática que possa incentivar a busca constante por conhecimento.

Para Leila Bueno, sócia-diretora da empresa, o apoio às práticas culturais e fomentação da educação são fundamentais para o desenvolvimento dos seres humanos. “Nós acreditamos que por meio da informação e do respeito é possível preparar melhor as nossas bases para ter um mercado mais consolidado e preparado. A Andréa é muito forte na área de eventos e está fornecendo conhecimento. Nós incentivamos e apoiamos esse tipo de causa!”, explicou Leila.

Foto: Viviane Bianchini