Para quem acompanhou o carnaval de Salvador no circuito Barra-Ondina, ou até mesmo pela internet ou pela televisão, pode conferir o mega estúdio que o SBT preparou para este ano. A produção teve uma participação mais que especial da, BUENO Arquitetura Cenográfica, que para entregar essa estrutura, teve um planejamento enorme para estar à altura da cidade, que é o berço do carnaval de rua.

Projeto

Vamos voltar um pouco no tempo para você entender. Em meados de 2016 a produção da emissora, mais uma vez, acionou a BUENO para apresentar como seria o estúdio que eles idealizaram. Coube ao sócio-diretor de criação, Ricardo Bueno, junto com as equipes da emissora e da BUENO, colocarem a mão na massa e planejarem tudo como o imaginado.

Antes mesmo de terminar 2016, muitas pessoas já olhavam a folhinha do calendário esperando o carnaval 2017. A BUENO também olhava o calendário, mas para definir seu plano de ação na construção de uma estrutura que suportasse o estúdio de transmissão para uma equipe de 30 pessoas trabalhando simultaneamente e também uma área para 230 convidados.

Pré-montagem

Em novembro de 2016 visando à segurança, não só dos foliões, como dos colaboradores da BUENO e da emissora, além de artistas que por ali passariam, a empresa fez uma pré-montagem dentro dos estúdios do SBT, em Osasco. Lá foram testadas todas as peças da estrutura, já que as mesmas seguiriam para Salvador. A construção era dividida em 2 partes (estúdio + camarote), grande parte em balanço, além de uma estrutura específica para acomodar uma passarela móvel. Além da segurança, essa pré-montagem serviu para provisionar todas as casualidades que pudessem ter. Afinal o camarote foi uma construção sobre dois edifício existentes locados pela emissora. Então, para que nada fosse danificado, tudo tinha que ser calculado minuciosamente.

Pé na estrada

Equipe da BUENO na montagem da estrutura do SBT Folia

Equipe da BUENO, em Salvador-BA, na montagem da estrutura do SBT Folia

Enquanto as pessoas aproveitavam o Réveillon a equipe da BUENO já estava na estrada com os caminhões carregados com mais de 15 toneladas, chegando no estado da Bahia junto com o ano novo e já começando os trabalhos. Mesmo com o calor e de frente para uma praia convidativa o serviço começou com toda a animação da equipe. Mas nem tudo são flores. Ao começarem a montagem, a equipe se deparou com um poste que não poderia mais estar lá. Quem resiste ao carnaval de Salvador, né? Até o poste queria participar. Como o tempo não para e nem a criatividade da galera,  a montagem seguiu com o poste mesmo, até a sua retirada pela prefeitura.

Funcionalidade, praticidade, técnica e segurança

Equipe da BUENO trabalhando com segurança

Equipe da BUENO trabalhando com segurança

Fazer uma estrutura em balanço não é tarefa fácil, principalmente, em uma avenida movimentada como a Av. Oceânica, onde passaria o circuito. O objetivo era seguir o plano de montagem para não atrapalhar o tráfego local e cuidar da segurança de todos que por ali passavam, da equipe (com todos os equipamentos de EPIs) e também da estrutura dos prédios locados. Tudo saiu como planejado e no prazo. A BUENO entregou toda a estrutura como idealizado para a produção do SBT no dia 12 de Janeiro e a partir de lá ficou por conta da equipe do SBT.

É carnaval!

Estrutura da BUENO no SBT Folia

Estrutura da BUENO no SBT Folia (foto divulgada pelo site da emissora)

O circuito contou com a presença dos principais nomes do carnaval de Salvador: Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Banda Eva, Alinne Rosa e muitos outros. E como todos os anos, a passarela móvel, que aproxima os convidados da emissora com os cantores dos trios, deu um show a parte.

Cantora Claudia Leitte (trio) e a cantora Katê (passarela móvel)

Cantora Claudia Leitte (trio) e a cantora Katê (passarela móvel) – imagens da internet

O resultado foi sensacional! Essa parceria que já rola há mais de 5 anos entregou aos foliões que estiveram presentes e aos que não estiveram uma festa linda. Segundo Ricardo Bueno: “É sempre um desafio desenvolver esse projeto, mas é muito prazeroso e gratificante profissionalmente, pois ele requer  muita técnica, eficiência, planejamento e um cronograma com muita exatidão. E tudo isso é possível porque é desenvolvido e pensado junto com o cliente, garantindo a assertividade e acima de tudo, o cliente respeita nossas orientações e decisões técnicas”, comenta.