Empresa de arquitetura cenográfica comemora 25 anos se consolidando no mercado de eventos corporativos

A arquitetura efêmera vai muito além de realizar um projeto. Ela conta uma história e cria experiências por meio de aspectos construtivos e da comunicação. O mesmo ocorre com o conhecimento, por exemplo, que deve ser compartilhado, para colaborar na formação de novos profissionais e fortalecimento de um mercado. É com este conceito que a BUENO Arquitetura Cenográfica comemora os 25 anos, com uma equipe composta de inteligências multidisciplinares onde a força está concentrada justamente no intelecto como grande diferencial.

A valorização do marketing de experiência vem refletindo de forma positiva no mercado de eventos que representa mais de 4% do PIB brasileiro. O plano da BUENO, que nasceu como uma empresa de comunicação visual, e ao longo das últimas duas décadas e meia se reinventou, é crescer 25% nos próximos cinco anos, mesmo com uma economia de instabilidades. A paixão pelos desafios sempre liderou os passos da marca, que na contramão à economia cresceu 16,5% no ano passado e prevê ainda aumentar em 12% suas receitas neste 2018 em relação ao ano anterior.

De acordo com a arquiteta Leila Bueno, sócia-diretora comercial da empresa, para sobreviver nesse mercado de eventos é necessário estar atento às tendências sempre. “Somos curiosos natos e entendemos que nossa base constante é a pesquisa, o laboratório de experimentos que temos e as instituições acadêmicas. Além de mantermos uma equipe multidisciplinar e técnica com disposição de agregar constantemente no grupo, por aqui não existe subtração. Temos um pensamento de adição e multiplicação”, relata.

Se arquitetura efêmera é aquela que tem prazo de validade, com data para início e término, o seu principal papel é ser perene na memória das pessoas. Nessa vertente a empresa se consolida no decorrer dos anos como especialista em transformar momentos em experiências únicas. Para o sócio-diretor de criação, Ricardo Bueno, os eventos podem até ser efêmeros, mas precisam fazer sentido na vida das pessoas. Na prática isso significa que quando uma pessoa passa por um túnel sensorial criado por nossa equipe, visita uma exposição ou consome conteúdo dentro de uma plenária em um grande evento, precisa necessariamente ser convidado para viver uma  experiência. Nós fazemos arquitetura cenográfica para mexer com os sentidos, afirma”.

Na BUENO, os projetos são desenhados e revisados com muito planejamento. Exemplo disso é o próprio projeto de P&D, que estava ‘no forno’ desde 2009, segundo a arquiteta, que atualmente desenha as metas e novidades para 2028. Isso explica o porquê de a marca se tornar uma referência na cenografia paulista, área que concentra a grande maioria dos players em atuação por conta de ser palco de muitas feiras, eventos e shows.

Mas não é apenas de presença nacional que vive a BUENO. A empresa também participou da montagem de um rigoroso cenário para um desfile em Portugal, cujo trabalho foi realizado lado a lado de fornecedores de outras áreas específicas de todo o mundo, entre eles o Cirque Du Soleil. “Ficamos realmente muito orgulhosos por estar lá, representando a BUENO e o Brasil. Foi e é até hoje marcante para nós”, afirma Leila.

Prêmios e comemorações

Quando a dedicação se alia à criatividade, ao amor, à alegria, à verdade, à humildade, ao comprometimento, entre outros valores presentes no dia a dia da empresa, os frutos são sempre os melhores. Isso mostra porque o trabalho da BUENO Arquitetura Cenográfica já foi reconhecido diversas vezes. Foram três Cubos de Ouro no Estandesign, sendo que já faziam parte de sua galeria os prêmios: Globes (2009), Prêmio Brazil Promotion Idea (2010) e os mais de 20 Jacarés que a BUENO já levou para casa entre os anos de  2002 e 2017. Outro marco importante, além dos próprios jacarés, foi o reconhecimento de Ricardo Bueno como ‘Personalidade do Ano’ por três vezes consecutivas (2010, 2011 e 2012) tornando-se Grand Prix do Prêmio Caio. Sem dúvidas, um motivo de muita honra para a empresa, que se tornou familiar no decorrer dessa trajetória.

O aniversário da empresa, na verdade, mostra que o trabalho, a paixão pelo que faz e o entretenimento caminham juntos, além de poder compartilhar conquistas e tendências inovadoras com o mercado. As comemorações começaram em março e irão se estender durante o ano inteiro.