Há algum tempo fala-se muito sobre como despertar sensações através da arquitetura cenográfica. Ou seja, não basta entregar para o cliente uma ambientação de espaço incrível. Metricamente calculada, bem projetada e com preços acessíveis. Hoje em dia, mais do que nunca, exige-se que a cenografia de um evento possa passar algum tipo de mensagem e, principalmente, despertar sensações.

Nesse contexto, nunca foi tão importante falar sobre arquitetura sinestésica, que, de forma geral, trata-se de combinar e explorar os cinco sentidos como um convite para despertar as mais diversas sensações. Por muitas das vezes, a cenografia de um evento é capaz de causar provocações. Faz pensar, refletir. De alguma forma, precisa impactar.

Pensando em tudo isso, separamos 4 tendências que você precisa ficar de olho sobre cenografia em eventos corporativos

  • Espaços para experiências conciliados a tecnologia

    Além das horas do relógio que nunca param, pode-se dizer que os avanços tecnológicos também não. É preciso estar de olho neles, testando, experimentando e utilizando-os. Estudar o público e entender sobre a marca que se quer divulgar são fatores importantes no momento de escolher quais equipamentos utilizar. Quem pensa que somente em eventos para o público jovem que se usa tecnologia, está prontamente enganado. Públicos com idades maiores e, principalmente, se trabalhar com um público premium, a adesão de recursos tecnológicos pode ser considerado como grande diferencial. Decorações aéreas e iluminações decorativas estão em alta. Utilizar as redes sociais para uma cobertura in real time, também já tem sido muito utilizado. Quanto mais o público estiver conectado, divulgando, comentando e interagindo dentro do espaço, tanto quanto melhor.

  • Espaços temáticos e lúdicos

    Eventos temáticos não são necessariamente uma novidade no mercado, porém, explorar temas únicos, pode ser um grande diferencial. Bagagem cultural e muita pesquisa nesse momento é importante para ter ideias. Não se apeguem em assuntos banais e superficiais, é preciso mergulhar mais fundo. Fazer uma viagem pelo tempo nos livros, nas lembranças, na própria internet. Olhar para o passado é resgatar e ressignificar insights para o presente ou futuro próximo. Muito além da década ou contexto histórico que o evento tiver, o segredo da cenografia é fazer uma imersão nesse universo e dar vida ao cenário. As pessoas precisam se sentir imersas nesses ambientes. Ter de fato a sensação de que fazem parte dele. A escolha dos materiais a serem utilizados pode ser determinante nesse processo. Além disso, não esqueçam de viajar pelas próprias asas da imaginação, pelos sonhos. O lúdico, o distante, o fantasioso. Tudo isso também pode tomar forma através de elementos cenográficos.

  • Projetos pockets e intimistas

    E se estamos falando de promover experiências por meio da ambientação de espaços, como poderíamos esquecer dos projetos pockets? Mesmo numa era tão digital, ainda precisa ter espaço para as relações humanas. Olhos nos olhos. Face to face. As pessoas ainda têm a necessidade de se relacionar umas com as outras. De conversar, debater, tirar dúvidas, conhecer, trocar cartões. Lembram-se do bom e velho networking? Com toda certeza, continua presente entre nós. Seja um espaço para a troca de ideias sobre determinado assunto, seja um ambiente para reunião ou somente para conversar e interagir. Apostar em cenários intimistas é uma boa escolha. Afinal de contas, o que você acha de estar em um local desconhecido, mas sentir como se estivesse dentro da própria casa?

  • Agregar cenário com conteúdo + marketing sensorial

    Já não é mais segredo para ninguém o quão relevante é associar a marca do seu cliente em um contexto de marketing sensorial. Sim, falando de cenografia, não é diferente. Se para provocar sensações no público você precisa mexer com os sentidos, então, necessariamente, você já está fazendo uso da técnica do marketing sensorial. Divulgue o seu conteúdo de uma forma atrativa, envolva os seus convidados emocionalmente, conte a história ou passe determinada mensagem de forma convincente, crie um evento de personalidade. Se mesmo em um evento efêmero, tudo isso, de alguma forma, fizer sentido para o público presente, então, o mesmo será inesquecível.

Sobre a BUENO Arquitetura Cenográfica

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